EMPRESA
HISTÓRIA DO GRUPO MARTINS
-
O INÍCIO
1953José Barbosa Martins inicia a sua atividade de empreiteiro na firma “José Fernandes Marques”, de que foi sócio. A sua primeira obra foi a britagem da estrada entre S. Julião de Freixo e S. Martinho de Escariz.
-
“Marques, Martins & Barbosa”
1957Redenominação social da empresa para “Marques, Martins & Barbosa” com a entrada do sócio Américo Martins Barbosa, irmão de José Barbosa Martins. Nesse ano a empresa teve à sua responsabilidade a construção simultânea de mais de trinta escolas do ensino primário em vários concelhos do país, a par da abertura de novas estradas.
-
“Martins & Barbosa, Lda.”
1970A empresa passa a denominar-se “Martins & Barbosa, Lda.” com a saída do sócio José Fernandes Marques, que se estabeleceu com uma nova empresa.
-
“José Barbosa Martins & Filhos” COM JOAQUIM E ARTUR
1973Américo Martins Barbosa deixa a sociedade para se estabelecer com uma firma própria, e entram para sócios os filhos de José Martins, Joaquim e Artur, passando a empresa a denominar-se “José Barbosa Martins & Filhos”.
-
“José Barbosa Martins” E “Martins & C.ª”
1975A saída de Joaquim Martins para os Estados Unidos e de Artur Martins para o serviço militar, obrigaram a redenominar a sociedade para “José Barbosa Martins”. Neste ano é fundada a empresa “Martins & C.ª”, tendo como sócios José Martins e seu Filho Artur Martins.
-
“Martins & Filhos”
1980O regresso de Joaquim Martins e Artur Martins à qualidade de sócios ocasionou uma nova alteração à composição da “José Barbosa Martins”, que adotou o nome de “Martins & Filhos”, denominação que hoje mantém.
-
"BORLIDOS & MARTINS"
1981Nasce a empresa "Borlidos & Martins" destinada à compra e venda de propriedades e construção. É detida por duas famílias: Martins e Borlido.
-
"MARTINS & COMPANHIA" COM TODOS OS FILHOS
1984Nova alteração na constituição da “Martins & Cª”, que passa a integrar como sócios todos os filhos de José Barbosa Martins.
-
JORGE MARTINS E “PEDREIRA DA FRANQUEIRA”
1986Alteração na estrutura societária da “Martins & Filhos”, com a entrada de Jorge Martins, recém-licenciado em engenharia civil, que passa a assumir a responsabilidade técnica da empresa. Neste ano é adquirida a empresa “Pedreira da Franqueira” que vem reforçar a robustez do Grupo Martins.
-
“TERRA & PEDRA”
1987A empresa “Terra & Pedra”, de Vila Verde, é adquirida pelo Grupo Martins.
-
SAÍDA FAMÍLIA BORLIDO
1991A família Borlido deixa de fazer parte da empresa "Borlidos & Martins"
-
“VIACELIS, COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES DE BARCELOS”
1992É constituída a empresa “Viacelis, Combustíveis e Lubrificantes de Barcelos”.
-
ALTERAÇÃO "BORLIDOS & MARTINS"
1994Três anos após a saída da família Borlidos da "Borlidos & Martins", é alterado o nome da empresa para "Cavez, Sociedade de Imobiliária".
-
S.A. E CAPITAL SOCIAL
1998Alteração do Pacto Social com transformação em Sociedade Anónima e aumento de capital para 1.496.393,70 €.
-
"GRANITO AMARES"
2001Com vista ao aumento da capacidade de produção de agregados britados pelo grupo, é adquirida empresa "Granito Amares".
-
AJUSTE AO CAPITAL SOCIAL
2001Redenominação do capital social em Euros e consequente ajustamento do capital por incorporação de reservas, passando para o valor de 1.500.000 €.
-
INíCIO DA PRODUÇÃO DE MISTURAS BETUMINOSAS
2001Além da produção de agregados britados já existente no grupo através das empresas "Terra & Pedra" e "Pedreira da Franqueira", é adquirida uma Central de Misturas Betuminosas contínua, que dá início à produção própria de misturas betuminosas pela Martins & Filhos.
-
INíCIO DO CONTROLO DE QUALIDADE
2001Nesta sequência é iniciado o processo de implementação do sistema de controlo de qualidade da Martins & Filhos no âmbito da ISO 9001.
-
LABORATÓRIO
2001É criado o laboratório para controlo de qualidade dos vários materiais produzidos pelo grupo, nomeadamente agregados e misturas betuminosas.
-
NOVA CENTRAL DE MISTURAS BETUMINOSAS
2002É adquirida uma nova Central de Misturas Betuminosas descontínua, para substituir a já referida anteriormente, por forma a corresponder às crescentes necessidades de produção da Martins & Filhos nesta área.
-
MUDANÇA ESTRUTURA ACCIONISTA
2003Alteração da estrutura societária do grupo com a saída de Joaquim Martins, mantendo-se Jorge Martins e Artur Martins. Com esta alteração, as empresas "Viacelis, Combustíveis e Lubrificantes de Barcelos" e "Cavez, Sociedade de Imobiliária" deixam também de fazer parte do grupo.
-
MARCAÇÃO CE DE AGREGADOS
2004É implementado o sistema de controlo de produção em fábrica de acordo com as normas de marcação CE para os agregados.
-
MUDANÇA DE INSTALAÇÕES
2005Com as necessidades de crescimento do grupo, procede-se à mudança dos escritórios para a Quinta de Santa Maria, propriedade da família Martins, onde se mantém atualmente.
-
INSTALAÇÃO DE SOFTWARE DE GESTÃO
2006Correspondendo ao movimento de modernização por novas tecnologias de informação, procede-se à instalação de um novo sistema de informação de gestão, o software PHC.
-
MARCAÇÃO CE DE MISTURAS BETUMINOSAS
2008É integrado o sistema de controlo de produção em fábrica de acordo com as normas de marcação CE para as misturas betuminosas no sistema de controlo de qualidade já implementado.
-
ENCERRAMENTO DA FILIAL DE ARCOS DE VALDEVEZ
2012Devido ao aparecimento de novos meios tecnológicos e infraestruturas de transporte, procede-se ao encerramento da histórica filial de Arcos de Valdevez, mantendo-se, mesmo assim, a forte ligação que sempre existiu desde as suas origens com este concelho.
-
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO
2017Foi implementado o sistema integrado de gestão que engloba os referenciais da Qualidade, Ambiente e Segurança.
-
AMPLIAÇÃO DA "TERRA & PEDRA"
2017Com vista a assegurar o futuro de exploração da matéria-prima à qual a empresa se dedica na produção de agregados, dá-se a aquisição de terrenos na periferia da zona de exploração de pedreira na "Terra & Pedra", aumentando assim a longevidade desta empresa.
-
AMPLIAÇÃO DE ESTALEIRO CENTRAL "MARTINS & FILHOS"
2018Após alguns anos com a dimensão das suas instalações de Estaleiro Central estagnada, onde laboram as estruturas de Armazém e Oficina de Prevenção e Reparação, é iniciado um percurso de ampliação com a aquisição de terrenos envolventes, permitindo dar resposta à nova dimensão da empresa "Martins & Filhos".
Com origens que remontam a mais de seis décadas de existência, a Martins & Filhos possui uma quantidade assinalável de obras públicas e construção civil um pouco por todo o norte do país, é uma empresa económica e financeiramente robusta, uma firma fundada e dirigida por gestores que souberam e sabem antecipar o futuro, e que reconhece o papel crucial dos seus colaboradores para o sucesso de todo o projeto.