José Barbosa Martins inicia a sua atividade de empreiteiro na firma “José Fernandes Marques”, de que foi sócio. A sua primeira obra foi a britagem da estrada entre S. Julião de Freixo e S. Martinho de Escariz.
Redenominação social da empresa para “Marques, Martins & Barbosa” com a entrada do sócio Américo Martins Barbosa, irmão de José Barbosa Martins. Nesse ano a empresa teve à sua responsabilidade a construção simultânea de mais de trinta escolas do ensino primário em vários concelhos do país, a par da abertura de novas estradas.
A empresa passa a denominar-se “Martins & Barbosa, Lda.” com a saída do sócio José Fernandes Marques, que se estabeleceu com uma nova empresa.
Américo Martins Barbosa deixa a sociedade para se estabelecer com uma firma própria, e entram para sócios os filhos de José Martins, Joaquim e Artur, passando a empresa a denominar-se “José Barbosa Martins & Filhos”.
A saída de Joaquim Martins para os Estados Unidos e de Artur Martins para o serviço militar, obrigaram a redenominar a sociedade para “José Barbosa Martins”. Neste ano é fundada a empresa “Martins & C.ª”, tendo como sócios José Martins e seu Filho Artur Martins.
O regresso de Joaquim Martins e Artur Martins à qualidade de sócios ocasionou uma nova alteração à composição da “José Barbosa Martins”, que adotou o nome de “Martins & Filhos”, denominação que hoje mantém.
Nasce a empresa "Borlidos & Martins" destinada à compra e venda de propriedades e construção. É detida por duas famílias: Martins e Borlido.
Nova alteração na constituição da “Martins & Cª”, que passa a integrar como sócios todos os filhos de José Barbosa Martins.
Alteração na estrutura societária da “Martins & Filhos”, com a entrada de Jorge Martins, recém-licenciado em engenharia civil, que passa a assumir a responsabilidade técnica da empresa. Neste ano é adquirida a empresa “Pedreira da Franqueira” que vem reforçar a robustez do Grupo Martins.
A empresa “Terra & Pedra”, de Vila Verde, é adquirida pelo Grupo Martins.
A família Borlido deixa de fazer parte da empresa "Borlidos & Martins"
É constituída a empresa “Viacelis, Combustíveis e Lubrificantes de Barcelos”.
Três anos após a saída da família Borlidos da "Borlidos & Martins", é alterado o nome da empresa para "Cavez, Sociedade de Imobiliária".
Alteração do Pacto Social com transformação em Sociedade Anónima e aumento de capital para 1.496.393,70 €.
Com vista ao aumento da capacidade de produção de agregados britados pelo grupo, é adquirida empresa "Granito Amares".
Redenominação do capital social em Euros e consequente ajustamento do capital por incorporação de reservas, passando para o valor de 1.500.000 €.
Além da produção de agregados britados já existente no grupo através das empresas "Terra & Pedra" e "Pedreira da Franqueira", é adquirida uma Central de Misturas Betuminosas contínua, que dá início à produção própria de misturas betuminosas pela Martins & Filhos.
Nesta sequência é iniciado o processo de implementação do sistema de controlo de qualidade da Martins & Filhos no âmbito da ISO 9001.
É criado o laboratório para controlo de qualidade dos vários materiais produzidos pelo grupo, nomeadamente agregados e misturas betuminosas.
É adquirida uma nova Central de Misturas Betuminosas descontínua, para substituir a já referida anteriormente, por forma a corresponder às crescentes necessidades de produção da Martins & Filhos nesta área.
Alteração da estrutura societária do grupo com a saída de Joaquim Martins, mantendo-se Jorge Martins e Artur Martins. Com esta alteração, as empresas "Viacelis, Combustíveis e Lubrificantes de Barcelos" e "Cavez, Sociedade de Imobiliária" deixam também de fazer parte do grupo.
É implementado o sistema de controlo de produção em fábrica de acordo com as normas de marcação CE para os agregados.
Com as necessidades de crescimento do grupo, procede-se à mudança dos escritórios para a Quinta de Santa Maria, propriedade da família Martins, onde se mantém atualmente.
Correspondendo ao movimento de modernização por novas tecnologias de informação, procede-se à instalação de um novo sistema de informação de gestão, o software PHC.
É integrado o sistema de controlo de produção em fábrica de acordo com as normas de marcação CE para as misturas betuminosas no sistema de controlo de qualidade já implementado.
Devido ao aparecimento de novos meios tecnológicos e infraestruturas de transporte, procede-se ao encerramento da histórica filial de Arcos de Valdevez, mantendo-se, mesmo assim, a forte ligação que sempre existiu desde as suas origens com este concelho.
Foi implementado o sistema integrado de gestão que engloba os referenciais da Qualidade, Ambiente e Segurança.
Com vista a assegurar o futuro de exploração da matéria-prima à qual a empresa se dedica na produção de agregados, dá-se a aquisição de terrenos na periferia da zona de exploração de pedreira na "Terra & Pedra", aumentando assim a longevidade desta empresa.
Após alguns anos com a dimensão das suas instalações de Estaleiro Central estagnada, onde laboram as estruturas de Armazém e Oficina de Prevenção e Reparação, é iniciado um percurso de ampliação com a aquisição de terrenos envolventes, permitindo dar resposta à nova dimensão da empresa "Martins & Filhos".
Com origens que remontam a mais de seis décadas de existência, a Martins & Filhos possui uma quantidade assinalável de obras públicas e construção civil um pouco por todo o norte do país, é uma empresa económica e financeiramente robusta, uma firma fundada e dirigida por gestores que souberam e sabem antecipar o futuro, e que reconhece o papel crucial dos seus colaboradores para o sucesso de todo o projeto.