EMPRESA
APRESENTAÇÃO  
 
A Martins & Filhos é uma empresa familiar cujas origens remontam a 1953. Pela mão do seu fundador, José Barbosa Martins, um empresário de qualidades comprovadas que todos tratavam afetivamente por Martins d’Alheira, e mais tarde com a colaboração dos filhos, atuais administradores, a firma soube granjear o apreço dos clientes e parceiros de negócio e posicionar-se no mercado com uma imagem de competência e dinamismo.
 
A postura de qualidade reconhecida, honestidade profissional e ética blindada que a empresa exibe resulta do caráter do seu fundador e está inscrita na personalidade dos sucessores, que souberam dar continuidade a um projeto construído com engenho e dedicação.
 
Nascida do sal da terra, a Martins & Filhos é hoje uma referência no mercado da construção civil e obras públicas, uma empresa prestigiada que tem deixado uma marca indelével de competência nas obras que lhe são confiadas, contribuindo para o desenvolvimento das regiões onde atua e do país.
 
BREVE HISTÓRIA   
 
1953: José Martins inicia a sua atividade de empreiteiro na firma “José Fernandes Marques”, de que foi sócio. A sua primeira obra foi a britagem da estrada entre S. Julião de Freixo e S. Martinho de Escariz.
 
1957: Redenominação social da empresa para “Marques, Martins & Barbosa” com a entrada do sócio Américo Martins Barbosa, irmão de José Barbosa Martins. Nesse ano a empresa teve à sua responsabilidade a construção simultânea de mais de trinta escolas do ensino primário em vários concelhos do país, a par da abertura de novas estradas.
 
1970: A empresa passa a denominar-se “Martins & Barbosa, Lda.” com a saída do sócio José Fernandes Marques, que se estabeleceu com uma nova empresa.
 
1973: Américo Martins Barbosa deixa a sociedade para se estabelecer com uma firma própria, e entram para sócios os filhos de José Martins, Joaquim e Artur, passando a empresa a denominar-se “José Barbosa Martins & Filhos”.
 
1975: A saída de Joaquim Martins para os Estados Unidos e de Artur Martins para o serviço militar, obrigaram a redenominar a sociedade para “José Barbosa Martins”. Neste ano é fundada a empresa “Martins & C.ª”, tendo como sócios José Martins e seu Filho Artur Martins.
 
1979: O regresso de Joaquim Martins e Artur Martins à qualidade de sócios ocasionou uma nova alteração à composição da “José Barbosa Martins”, que adotou o nome de “Martins & Filhos”, denominação que hoje mantém.
 
1981: O Grupo Martins ganha mais corpo com a constituição da empresa “Borlidos & Martins”, dedicada à compra e venda de propriedades e à construção civil.
 
1984: Nova alteração na constituição da “Martins & Cª”, que passa a integrar como sócios todos os filhos de José Barbosa Martins.
 
1986: Alteração na estrutura societária da “Martins & Filhos”, com a entrada de Jorge Martins, recém-licenciado em engenharia civil, que passa a assumir a responsabilidade técnica da empresa. Neste ano é adquirida a empresa “Pedreira da Franqueira” que vem reforçar a robustez do Grupo Martins.
 
1987: A empresa “Terra & Pedra”, de Vila Verde, é adquirida pelo Grupo Martins.
 
1992: É constituída a empresa “Viacelis, Combustíveis e Lubrificantes de Barcelos”.
 
1998: Alteração do Pacto Social com transformação em Sociedade Anónima e aumento de capital para 1.496.393,70 euros.
 
2001: Redenominação do capital social em Euros e consequente ajustamento do capital por incorporação de reservas, passando para o valor de 1.500.000 Euros.
 
Ao fim de mais de seis décadas de existência, a Martins & Filhos possui uma quantidade assinalável de obras públicas e construção civil um pouco por todo o norte do país, é uma empresa económica e financeiramente robusta, uma firma fundada e dirigida por gestores que souberam e sabem antecipar o futuro, e que reconhece o papel crucial dos seus colaboradores para o sucesso de todo o projeto.
MISSÃO  
 
A missão da Martins & Filhos, S. A., alicerçada no rigor e competência demonstrados ao longo de várias décadas nos setores da construção civil e obras públicas, é contribuir para o desenvolvimento e modernização do país, construindo e mantendo as vias para o desenvolvimento e qualidade de vida dos cidadãos.